sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Tem medo de falar em público?

A revista Você trouxe a seus leitores 7 passos para enfrentar esse obstáculo. Vamos conferir?


1 - SAIBA O QUE VOCÊ VAI FALAR

A primeira coisa que você deve ter em mente quando for falar em público é : saiba o que vai dizer.Leia, pesquise, se interesse, domine o assunto.Isso vale para qualquer tipo de apresentação.É preciso ter intimidade com o assunto, conheça o máximo que você puder, nunca ache que você sabe o bastante e não precisa aprender mais.É importante sobrar informação.Concentre-se naquilo que você quer que fique na cabeça das pessoas.
2 - CONHEÇA O TERRENO EM QUE VAI PISAR 

Nunca faça uma apresentação sem conhecer algumas informações básicas: para quem você vai falar, o que esse público quer ouvir, quanto tempo você terá, se você será o único orador, qual a ordem das apresentações, se haverá um período para perguntas e respostas, se você vai falar durante uma refeição, o local da apresentação, que instrumentos estarão à sua disposição (retroprojetor, computador com programa para fazer apresentações, televisão, vídeo, lousa, etc).Prepare-se para todo tipo de pergunta.É inevitável que o público levante questões menos exploradas na sua apresentação.Se você realmente dominar o assunto, tem como prever muitas dúvidas e possíveis objeções.
3 - SEJA BREVE

Não canse o seu público, ele vai ficar inquieto, vai começar a conversar, a levantar, e você vai ficar inseguro. O ex presidente americano Lyndon Johnson costumava recomendar: "Saiam sempre no auge da festa".Com isso ele queria dizer que, onde quer que esteja, você deve parar de falar quando seus ouvintes esperam e desejam que você continue.
4 - APRENDA A SE RELACIONAR COM O PÚBLICO

O receio de não conseguir cativar o público é comum.Em primeiro lugar, tire da cabeça a ideia de que o público está lá para criticar você.Pode parecer absurdo, mas muita gente sente isso e acaba ficando na defensiva.Escolha algumas pessoas e foque nelas.Não fique com o olhar perdido.Relaxe também com relação ao comportamento de quem está ouvindo você.A preocupação de controlar as reações do público só atrapalha.O fato de alguém  estar bocejando pode significar apenas que ele (ou ela) passou a noite tentando fazer o filho dormir.Alguém que levanta pode ter uma emergência para resolver.Não fique escravizado pelo comportamento da platéia.
5 - SEJA VOCÊ MESMO

Crie o seu estilo.Não faça piadas se você não é naturalmente engraçado.Uma das piores sensações do mundo é o silêncio pairando no ar depois de fazer uma gracinha.Não ande pelo palco, onde quer que você esteja, se isso não for confortável para você.Você até pode e deve incorporar ao seu estilo aquilo que mais lhe agrada em oradores que você vê como modelos.Desde que você não desrespeite o seu jeito de ser.
6 - TREINE, TREINE E TREINE

Mesmo que você siga tudo o que foi escrito até agora, é só a prática que vai lhe dar mais segurança.Não há nada melhor a ser feito.Decorar o texto é uma boa situação? Há controvérsias.Alguns especialistas no assunto dizem que sim; outros que não.O estadista inglês Winston Churchill, um dos maiores oradores da História, não tinha o costume de decorar.Ele sempre escrevia o que queria dizer, depois transformava o texto escrito em observações que rabiscava de próprio punho ou datilografava após dar o acabamento que o deixava satisfeito.
7 - VÁ EM FRENTE, MESMO COM UM FRIOZINHO NA BARRIGA

A falta de experiência também gera insegurança. E a melhor forma de superá-la é enfrentar as situações que aparecerem.Não recuse convites, não fuja de reuniões e nem tente adiar alguma apresentação. Seja persistente.Mesmo com todo treino do mundo, é bom ter em mente que mãos suando e um pouco de ansiedade são comuns e praticamente inevitáveis nos minutos que antecedem uma apresentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário