Depois de um extensivo processo de recrutamento com
entrevistas, testes e dinâmicas, uma grande empresa contratou um grupo de
canibais.
"Agora vocês fazem parte de uma grande equipe",
disse o diretor de RH, na cerimônia de boas-vindas. "Vocês vão desfrutar
de todos os benefícios da empresa. Por exemplo, podem ir à lanchonete quando
quiserem comer alguma coisa. Só peço que não comam os outros empregados."
Quatro semanas mais tarde, o diretor de RH os chamou.
"Vocês estão trabalhando duro e eu estou satisfeito,
mas a senhora do cafezinho desapareceu. Algum de vocês sabe o que pode ter
acontecido?"
Todos os canibais negaram. Depois que o diretor foi
embora, o líder canibal pergunta:
"Quem foi o idiota que devorou a senhora do
café?"
Um deles, timidamente, ergue a mão. O líder segue:
"Mas você é um asno! Quatro semanas devorando
gerentes e ninguém percebeu nada. Você tinha que devorar justo a senhora do
café!"
Essa historinha, que recebi de um amigo por e-mail, faz
um retrato engraçado e cruel do mundo corporativo.
Ela nos leva a uma reflexão urgente: você faz falta na
sua empresa?
Não basta dizer que você faz tudo certo, é um bom
profissional, que os diretores gostam de você. Pergunte-se: se eu saísse da
empresa, ela teria problemas com a minha ausência?
Ou, de modo mais imediato, no seu dia-a-dia: o que fiz
hoje que só eu poderia fazer, qual foi minha contribuição indispensável para os
negócios?
Parece megalomania, mas de fato esse é o ambiente da
verdadeira competitividade. Ele não significa "deixar os outros para
trás", mas estar sempre na frente e tornar-se indispensável, sob o risco
de ser engolido, desaparecer da empresa e ninguém dar por sua falta.
Na história, a senhora do cafezinho, ao desaparecer,
colocou em risco o banquete farto dos canibais. Por quê? Ela era requisitada e
fornecia um produto que atendia a necessidades reais da organização. A falta do
café seria imediatamente notada por todos. Diferentemente do trabalho de muitos
gerentes dessa empresa, cuja ausência ninguém percebeu.
Esses canibais funcionaram como agentes de downsizing,
praticaram uma reengenharia antropofágica.
Não acredite que seja absurdo um gerente parecer menos indispensável
do que a senhora do cafezinho. Há muitos gerentes que não "entregam"
nada.
É claro que pode haver uma grande injustiça aqui: muitas
funções, por suas próprias características, consistem em manter a máquina
funcionando, zelar pelas rotinas, processos e procedimentos. O
"produto" é não haver problemas.
Isso é verdade, e é uma armadilha que pode colocá-lo na
mesa dos canibais corporativos.
Trate de mostrar resultados, sirva "um
cafezinho" todos os dias, seja qual for o caráter de sua função.
Você precisa agir e tornar visíveis suas ações -- vale
aqui o ditado de que a pessoa precisa ser técnica e também pirotécnica.
Não fique tranquilo achando que está fazendo tudo
direito. Uma das lições da historinha acima é que a percepção dos outros é fundamental
para sua sobrevivência: ser notado e considerado indispensável. Sua função é de
"rotinas"?
Proponha inovações, encontre meios mais rápidos e
eficazes de desempenhar as tarefas, gere economia e produtividade.
Você já faz isso?
Zele para que os resultados alcançados sejam creditados a
você, não tenha medo de se expor.
Aja sempre como se houvesse um canibal interessado em
você. Porque provavelmente já há.
Artigo de autoria de Simon M. Franco, publicado na Edição
801 da Revista EXAME
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