sexta-feira, 15 de abril de 2016

E você, em qual tempo está vivendo?

Outro dia  li uma frase de Mário Quintana, escritor tradutor e jornalista brasileiro, falando do tempo. Na visão do saudoso  poeta:
“o tempo é um ponto de vista. Velho é quem é um dia mais velho que a gente.”

Refletindo sobre esse ponto de vista, deparei-me com um artigo sobre gestão do tempo. Abordava a visão grega do tempo em dois sentidos: Cronos e Kairos. Achei interessante e resolvi aprofundar a leitura.

Cronos, na visão dos sábios gregos, designa o tempo de forma quantitativa, estatística, sequencial, ou seja: a maneira pela qual podemos medir ou fracionar o tempo em dia, hora, mês, calendário… É o tempo limitado, finito, absoluto. Diziam eles que Cronos é o tempo dos homens.

Kairos é mais interessante: refere-se a qualidade do tempo. Kairos é o tempo certo, o momento oportuno. Um momento indeterminado em que algo acontece. O tempo que não pode ser aprisionado pelas estatísticas e relógios. O tempo divino.

A curiosidade levou-me a refletir, visto que pelas exigências da vida moderna, não temos a percepção de Kairos. Embora os dois tempos estão interligados em nosso dia a dia.

Falamos muito sobre administrar o tempo,  gestão eficaz do tempo. São muitas as considerações de como usar o tempo a nosso favor, produtivamente. Sempre no contexto de Cronos.

Não percebemos que a vida é marcada pelos dois tempos. Enquanto Cronos quantifica, Kairos qualifica nossas ações.

O que isso significa?
Perceber esta distinção possibilita viver em harmonia em qualquer situação. Podemos viver o tempo de Cronos (prazos, horas, cronogramas) qualificando e valorizando o cada momento, cada instante vivido, pois este é o tempo certo para viver. Não existe outro tempo!

Podemos viver com qualidade por que Kairos é a ação que muda o valor, o sentido de nossas ações. Conhecendo estes significados podemos valorizar detalhes para tornar nossa vida mais simples, mais feliz, mais plena. Se Cronos nos acompanha controlando nossos minutos, Kairos deve ser o nosso aliado para viver bem cada momento.

É fácil aliar os tempos? Fazer os dois caminharem juntos? Certamente não! Somos exigidos por tantas atividades: horários, reuniões, prazos a cumprir, que  24 horas por dia, parecem insuficientes.

Contudo,  a percepção de Kairos  é necessária para que possamos viver melhor.  Pense na alegria de uma meta atingida, de um convívio saudável com quem amamos, ou de uma viagem inesquecível. Isso é qualidade, é o momento certo, o momento oportuno! Viver bem estes momentos é encontrar prazer no que se faz, é qualificar a vida.

O educador Rubem Alves foi muito feliz ao afirmar que “o tempo pode ser medido de duas maneiras: com as batidas de um relógio, ou com as batidas do coração”.

Aprender a conviver com esta ambiguidade, usando os dois tempos, faz com que possamos medir o tempo por “um minuto” ou por “um sentimento”, pois o momento que estamos vivendo, é único. É o tempo certo, o momento oportuno! O tempo do universo, ou o tempo de Deus, como os gregos o viam.

E você, em qual tempo está vivendo? Pense nisso.


Fonte: <http://clubdovendedor.com.br/2011/07/28/se-nao-for-talentoso-que-seja-habilidoso-evaldo-costa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário